Correção de Fator de Potência na Prática

    Resolvemos demonstrar na prática como a correção do FP (Fator de Potência) em um equipamento traz economia. No caso aqui apresentado corrigimos o FP de uma Geladeira Prosdócimo C41 (uma geladeira de 15 anos, naquele tempo sequer existia selo do PROCEL).

    Como se sabe, a geladeira tem um pequeno motor que faz o gás circular e gelar o interior, por meio de dutos. Sabe-se também de que a geladeira é o maior vilão (consumo) numa residência devido ao fato de estar quase sempre em funcionamento para manter seu interior sempre gelado.

    Os valores medidos na geladeira em sua forma original de funcionamento foram:

FP = 0,6
220V
1,48 A
195 W
260 VAr
325 VA

, como se pode notar, o FP do motor da geladeira está bem baixo (0,6), sendo assim a energia reativa consumida (260VAr) está alta, sendo necessário uma correção com emprego de capacitor.
   

    Fizemos a instalação de um Capacitor Monofásico 250V 32uF (devidamente calculado, ou seja, não serve para todos os casos) em paralelo com o motor da geladeira, assim obtivemos os seguintes resultados:

FP = 0,997
220V
0,87 A
195 W
34 VAr
192 VA

, como se pode notar, o FP do motor da geladeira subiu para 0,997 (ótimo resultado), a corrente elétrica consumida agora é menos (0,87 A), veja também que a "potencia reativa" (VAr) reduziu bastante, consequentemente a potência aparente (VA) quase se igualou à potencia real (W).

    Conclusão, a correção do Fator de Potencia para o motor da geladeira reduziu o consumo da mesma. A correção do FP pode resultar em ótimos resultados para outros equipamentos também.

    A diferença dessas novas geladeiras (aprovadas pelo selo PROCEL) é que elas já vem com o capacitor instalado de fabrica, assim, com o consumo corrigido.

    Está enganado se acha que é só sair instalando capacitores "à torto e direita" nos equipamentos, sem saber como realizar o dimensionamento dos mesmos. A instalação de um capacitor de valor incorreto, pode piorar ao invés de corrigir o consumo. Já ouvi muitos relatos de clientes que reclamam de serviços de eletricistas que instalaram Bancos Capacitores em seus estabelecimentos comerciais, e depois a conta de luz veio mais cara do que antes, isso porque, o capacitor "mal dimensionado" passou à consumir energia da rede elétrica. Portanto contrate o serviço de correção com que já tenha experiência no ramo.

    A Engenharia Eletrotécnica presta serviços relacionados à Consultoria e análises para Correção de Fator de Potencia para instalações elétricas residenciais, comerciais e plantas industriais.

                              

 
Soluções sob medida para indústrias que procuram inovar na tecnologia de seus equipamentos.

                    Inovação