Sistemas de Detecção e Combate ao Incêndio

    1-Introdução:

    O Sistema de Detecção, Alarme e Combate à Incêndio (SDAI) é um conjunto fundamental de segurança contra danos patrimoniais e físicos para imóveis de pequeno, médio e grande porte.

    Mesmo havendo no local brigadistas e bombeiros de plantão, é o SDAI  quem faz o papel inicial de alerta e ferramenta de combate para que o princípio de incêndio nunca transforme-se de fato em um incêndio propriamente dito de grandes proporções.

    O SDAI é conjunto de sistemas eletrônicos e hidráulicos. O sistema eletrônico monitora sensores e atuadores manuais em tempo integral, disparando sirenes de alerta sempre que princípios de incêndio forem detectados. O sistema hidráulico é aquele formado pelos hidrantes, utilizado pelos brigadistas e bombeiros para a eliminação do princípio de indêndio ou combate ao incêndio propriamente dito.

    A exigência de instalação, manutenção e fiscalização do SDAI é feita pelo Corpo de Bombeiros da região ao qual o imóvel encontra-se.

    O Corpo de Bombeiros por sua vez determina normas quanto ao sistema SDAI, que no caso do estado de São Paulo, podem ser consultadas pelo link.

    Um dos quesitos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros é a presença de SDAI no imóvel para obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que por sua vez, autoriza o proprietário quanto ao uso do local, caso enquadrado nos requisitidos, como por exemplo, imóveis comerciais, indústrias, etc.

    2-Sistemas Eletrônicos de Detecção e Alarme:

    O sistema eletrônico do SDAI é composto por:
    Central de monitoramento;
    Botoeiras/acionadores manuais;
    Detectores de fumaça;
    Detectores de calor;
    Barreiras infra vermelho para grandes salas;
    Aspiradores/analisadores de ar em CPD's;
    ...dentre outros.

    3-Sistemas de Combate à Incêndio:

    O sistema de combate ao incêndio é dividido em duas partes, composta de ferramentas para combate ao princípio de incêndio e em caso ineficaz devido às dimensões do fogo, ferramentas ao combate propriamente dito do incêndio, quando este não for eliminado logo no princípio.

    O sistema de combate ao incêndio é composto por:
    Reservatório elevado ou subterrâneo com reserva de água;
    Bomba Elétrica;
    Bomba Jockey;
    Bomba à combustão interna;
    Reservatório Diesel para conjunto moto bomba;
    Painel de acionamento de conjunto moto bomba;
    Tubulações hidráulicas;
    Válvulas de manobra;
    Válvulas de alívio de pressão;
    Manômetros de aferição de pressão;
    Pressostatos de acionamento das bombas;
    Sensores Fluxostatos;
    Splinkers;
    Extintores;
    Sistema de Combate com agentes extintores automáticos em salas CPD's;
    ...dentre outros.

    4-Projeto, instalação e manutenção do SDAI:

    Todo SDAI possui projeto elétrico e hidráulico, ao qual é apresentado ao Corpo de Bombeiros para análise e aprovação ao imóvel pretendido.

    Após a instalação do SDAI o Corpo de Bombeiros por meio de visita técnica confronta-se o projeto  aprovado com as instalações executadas.

    À cada 2 anos ou à critério do Corpo de Bombeiros é necessário solicitar-se nova visita do respecitivo órgão para re-validação do funcionamento do SDAI, com a emissão de novo AVCB autorizando o funcionamento do comércio/indústria.

    Tanto nas etapas de projeto, como instalação e manutenção do SDAI, são apresentados ao Corpo de Bombeiros o Engenheiro responsável técnico junto com a respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica-CREA).

    Conforme resoluções e normativos do sistema CREA/CONFEA, cabe aos Engenheiros Eletricistas laudar Sistemas Elétricos (NR-10) e SPDA (Pára-raios). Cabe aos Engenheiros Civis laudar o sistemas hidráulicos de combate ao incêndio. Cabe aos Engenheiros em Segurança do Trabalho laudar o SDAI com ampla atuação, desde que respeitado suas atribuições iniciais de engenharia na área de formação. Toda esta documentação (laudos) é então juntada em um DataBook para obtenção do respectivo AVCB.

    5-A Engenharia Eletrotécnica:

    A Engenharia Eletrotécnica, dotada de Engenheiros atuantes em Eletricidade, Civil e Segurança do Trabalho fornece serviços completos quanto ao SDAI para seu imóvel, do projeto à obtenção do AVCB.

    Solicite seu orçamento!
    vendas@engenhariaeletrotecnica.com.br

 
Soluções sob medida para indústrias que procuram inovar na tecnologia de seus equipamentos.

                   Inovação






Livros Técnicos: