As aparências enganam – geração de eletricidade
É muito provável que você já tenha visto em redes sociais diversos vídeos de equipamentos caseiros, teoricamente gerando eletricidade.
Notou que seus “inventores” são apelativos. Há os mais variados tipos de coisas criadas: CDs que “geram” energia, imitando-se células fotovoltaicas; motor que gera energia alimentando outro motor maior…e muito mais, só dependendo da imaginação.
Mas de fato nenhum deles realmente funciona. Não passam de vídeos mentirosos que propagam desinformação em troca de likes. Cuidado com o que você vê.
Estas criações possuem truques escondidos dentro da própria máquina. Os movimentos ali presentes podem ser obtidos por meio de baterias, inversores de frequência e similares. Há também casos em que a máquina não se auto sustenta como aparenta ser.
Mas, o mais espantoso, perigoso, é que nota-se que seus autores detém certo conhecimento do funcionamento das coisas ali juntadas, como num brinquedo maldoso. Com clara intenção de enganar.
Mas engana-se você também se imagina que tais vídeos mentirosos não passam de meros meios de obter engajamento em redes sociais. Algo a se ignorar.
Para alguns expectadores fica claro a mentira.
Mas e se eu lhe disser que tais máquinas são de fato construídas em escala industrial e pior – vendidas como algo revolucionário?
Sim meu caro colega, pessoas fabricam máquinas como estas, em grande escala, e pior, são vendidas aos clientes, leigos.
O resultado é simples: ações judiciais.
Quando se dá conta do que se passa, o cliente leigo conclui que caiu em um golpe.
Na física a regra é básica: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Para gerar energia elétrica, você precisa converter outro tipo de energia.
Por exemplo:
nas hidrelétricas, converte-se energia mecânica (o movimento das turbinas) em energia elétrica;
nos sistemas fotovoltaicos, converte-se energia química (com excitação pela luz solar) em energia elétrica;
…e por aí vai.
O princípio básico é sempre o mesmo – você precisa usar uma fonte de energia para converter em eletricidade.
Não se cria eletricidade do nada, NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS!
Mas eu lhe compreendo perfeitamente, hoje em dia com a IA (Inteligência Artificial) crescendo de forma exponencial é difícil distinguir vídeos de algo que seja ou não real.
Há casos em que clientes foram enganados frente à máquina revolucionária. Seus próprios olhos o enganaram.
A solução?
Simples, antes de adquirir qualquer máquina que prometa gerar energia elétrica consulte um engenheiro eletricista.
Somos um escritório de engenharia com foco em projetos, laudos e consultorias.
Possuímos equipamentos/ferramentas de investigação utilizados em ações judiciais e/ou extra judiciais a fim de concluir se tais máquinas em questão de fato geram eletricidade.
Assim, diante a um laudo técnico, emitido por profissional conhecedor da matéria, o cliente, leigo, possuirá garantia de estar adquirindo algo que realmente cumpra com o ofertado, ou, se livrar de um golpe.
Concluo com uma observação:
existem “inventores” que sem má intenção acreditam ter inventado máquinas revolucionárias, mas infelizmente não são detentores de conhecimento em física.
Na ânsia de lucrar, ficar milionário, vendem tais máquinas, que por sua vez não cumprem a oferta e a dor de cabeça logo começa.
Sempre consulte um Engenheiro Eletricista!
Leave a Comment